terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de Junho: Dia do Meio Ambiente


Definição de meio ambiente pela PNMA (Política Nacional do Meio Ambiente): “Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Todos nós sabemos o quanto o meio ambiente é importante, ou pelo menos, deveríamos saber. Só na cidade de São Paulo são cortadas 84 árvores por dia, 2.572 por mês. Até o ano 2000, 13% da área original da Floresta Amazônica havia sido desmatada, hoje estima-se que em 2020 serão 42%. Em 40 anos, toda a fauna e flora da Amazônia podem estar extintas. A menos que se faça alguma coisa.
O código florestal é um conjunto de leis que existem para cuidar das nossas florestas, em especial a Amazônia, mas, ele nunca funcionou direito. Simplesmente, porque aqui, no Brasil, quem manda é o dinheiro e não as leis. E todos nós também sabemos disso. A maioria que comete crimes ambientais não é punida, porque podem “comprar” qualquer um, até mesmo os governantes. Talvez, seja essa uma explicação plausível para a aprovação do novo código florestal pelo Senado e Câmara dos Deputados.
Isso tudo é muito triste, mas vale lembrar que há muita gente empenhada em ajudar a preservar o meio ambiente. ONGs como a WWF têm lutado pelo desmatamento zero, por exemplo. Algumas indústrias têm diminuído a liberação de gases tóxicos e evitado que resíduos sejam jogados em rios sem o tratamento necessário. Existem empresas especializadas em reciclar diversos materiais, transformando em coisas úteis aquilo que não servia mais. Existem também, artesãos que se dedicam a criar lindas peças com o seu próprio lixo. E você, O que faz pelo meio ambiente?

Fontes desta postagem:

Wikipédia - Meio Ambiente




Um comentário: