quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro: Dia da árvore


Vocȇ sabia que quando uma árvore é cortada ela libera gás carbônico? Por causa da fotossíntese ela o absorve sendo assim a melhor forma de retirá-lo do ar, porém depois de derrubada, sua massa vegetal se decompõe produzindo CO₂.
Essa emissão em escala mundial é preocupante, pois segundo estatísticas da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), a cada segundo, 16 árvores são derrubadas no mundo, isso significa que são 57.600 árvores por hora. 
No Brasil, 75% das emissões de gás carbônico são produzidas pelo desmatamento. Sozinha, a Floresta Amazônica, desde a grande seca de 2005, libera mais CO₂ que a Europa e o Japão juntos. A maioria das árvores são derrubadas para a fabricação de papel. São usadas de 15 a 20 árvores para se produzir apenas 1 tonelada de papel e aproximadamente são gastos 2 milhões de toneladas para todos os tipos de propagandas em todo o país (sendo que, em época de eleição esse número pode dobrar). Porém, somente 30% de todo esse papel é reciclado posteriormente.

Fontes desta postagem:

Alhanati, Lucien Silvano - Matas e Florestas (para visualizar a página clique aqui.)
Máximo, Wellton - Derrubadas de árvores geram 75% das emissões de gás carbônico no Brasil  (para visualizar a página clique aqui.)
Bonfim, Érica - Como salvar uma árvore (para visualizar a página clique aqui.)
Traumann, Thomas - A Floresta Sitiada (para visualizar a página clique aqui.) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário